miratecarts

Learn More...

PICO FESTIVAL

TOP 10 - Iberian Festival Awards

Na categoria de "Best Non-Music Festival", melhores festivais que não têm a música como foco, o Montanha Pico Festival volta a ficar na lista finalista dos melhores dez na Península Ibérica. Os prémios Ibéricos são atribuídos a 15 de Março, em Granada.
 

SEÇÃO AÇORES +++

OBRAS PRODUZIDAS NOS AÇORES, DESDE 2021 SÃO BEM VINDAS

Além de continuar a apresentar filmes sobre a cultura de montanha, histórias montanhosas e em cenário montanhoso, o Montanha Pico Festival abriu uma seção dedicada à mostra de obras produzidas nos Açores. "Este é o primeiro programa de mostra focado no audiovisual açoriano," anunciou Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts e fundador do Montanha Pico Festival. Os trabalhos não se limitam apenas a cinema, mas também videoarte, videoclipes, peças criativas para televisão e vídeo. Sejam curtas ou longas de animação, documentário, ficção ou experimental, a ideia é de o maior número de trabalho produzido, nas nove ilhas dos Açores, qualificar para mostra no grande ecrã. Para submeter as obras, produzidas em 2021, 2022 ou 2023, manda toda a informação via email montanhapicofestival@gmail.com com o assunto: SEÇÃO AÇORES.

Coletar trabalhos já produzidos na montanha mais alta de Portugal, para retrospectivas, e ainda criar uma biblioteca audiovisual com o Pico, a ilha montanha, sendo a temática principal, faz parte dos objectivos para o Montanha Pico Festival. Se tens sugestões ou obras que qualifiquem, basta conetar através de montanhapicofestival@gmail.com

Outros planos incluem desenvolver a conexão com Mountain Partnership, programa das Nações Unidas, o qual já fazemos parte desde a primeira edição, e ainda candidatar o festival como associado da International Alliance of Mountain Film.

PARTICIPA via filmes e fotografia.

Siga-nos FACEBOOK Follow Us

 
MiratecArts decidiu criar este projeto para dar visibilidade à ilha do Pico através da montanha e assuntos globais ambientais devido à cultura de regiões montanhosas. Assim, em parceria com a Secretaria do Mountain Partnership das Nações Unidas, uma aliança vibrante voluntária de governos e organizações comprometidas em trabalhar em conjunto com o objetivo comum de alcançar o desenvolvimento sustentável das montanhas ao redor do mundo, vamos dar mais visibilidade aos assuntos ambientais através da programação artística no Festival. Ao dialogar sobre a riqueza e diversidade montanhosa no mundo, o Festival pretende estimular iniciativas concretas em todos os níveis para enfrentar as ameaças, melhorar a qualidade de vida e sustentar ambientes saudáveis nas regiões de montanha do mundo, mais especificamente a nossa ilha montanha.

Montanhas são destinos para caminhadas, escaladas e esqui; para apreciar belas paisagens, descobrir novas culturas e explorar o passado. Montanhas atraem turistas por uma infinidade de razões. O turismo é uma das indústrias de mais rápido crescimento em regiões de montanha, atraindo em torno de 15-25% do turismo mundial. As receitas geradoras do turismo de montanha oferecem oportunidades às comunidades locais para diversificar os seus meios de subsistência, expandir novos mercados e reforçar o intercâmbio cultural.
Turismo de montanha é o pilar económico em algumas zonas de montanha, pois traz empregos e oportunidades de negócios. A indústria do turismo, nas regiões de montanha, também leva ao desenvolvimento de infraestruturas que criam ainda mais oportunidades de crescimento económico.
No entanto, o turismo de montanha também tem o potencial para destruir os recursos naturais e culturais em que se construíram. Esforços concentrados por parte de entidades públicas, agências de desenvolvimento, sociedade civil e sector privado, trabalham com comunidades de montanha para orientar o turismo para um caminho mais sustentável para se criar uma força combatente à pobreza nas zonas de montanha.

 

11 DEZ - JAN

A décima edição do MONTANHA PICO FESTIVAL acontece de 11 de dezembro 2023 a Janeiro 2024. The tenth edition of MONTANHA PICO FESTIVAL happens from december 11, 2023 to January 2024.

FAZ PARTE / BE A PART OF IT:

CONCURSO FOTOGRAFIA / PHOTOGRAPHY CONTEST

FILMS ACCEPTED
Use a plataforma ou mande via email, sem custos; you may also submit, with no fees, via email if you do not wish to use platform.

PRÉMIO CURTA PICO - proposta até 1 de julho 2023

OUTRAS PROPOSTAS na temática de cultura montanhosa; OTHER PROPOSALS on the theme of mountain culture: montanhapicofestival@gmail.com

VIDEO SPOT

We are on FACEBOOK

Pico, Açores-Portugal

11 Dezembro Dia Internacional das Montanhas

É com grande prazer que MiratecArts se junta à equipa das Nações Unidas do Mountain Partnership em comemoração do Dia Internacional das Montanhas, este 11 de dezembro, com o lançamento do programa do MONTANHA PICO FESTIVAL. Da ilha montanha do Pico, nos Açores (Portugal), Montanha Pico Festival é uma apresentação de artes para incentivar conversa de assuntos de importância sobre montanhas e cultura de montanha. Através de exposições de arte, lançamentos de livros, apresentação de filmes e performances, aventuras na montanha desde fotografia à caminhada, ballet, composições musicais e pinturas de murais, durante o mês de Janeiro, convidamos o mundo a se juntar a nós no meio do Oceano Atlântico, no ponto mais alto de Portugal, a ilha montanha do Pico.

Montanha Pico Festival é um projeto da MiratecArts com parceiro de apresentação a Direção Regional do Ambiente (Governo dos Açores).

MOUNTAIN PICO FESTIVAL

MiratecArts is happy to join the Mountain Partnership program and the United Nations team in celebration of International Mountain Day this December 11th, by launching the program of MONTANHA PICO FESTIVAL. From the mountain island of Pico, in the Azores (Portugal), Montanha Pico Festival is an expression of arts to raise conversation on the issues about mountains and mountain culture. Through art exhibition, book launches, presentation of films and performances, adventures on the mountain from photography to hiking, ballet, music compositions and mural paintings, during the month of January, we invite you to join us in the middle of the Atlantic Ocean, Portugal´s highest peak, Pico Island.
This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.